Calendário de Eventos
 

 
 
 

EDUARDO SOUZA


Meu nome é Eduardo Evangelista de Souza. Nasci e cresci em Xerém. Vivi, durante quase dez anos, o que poderíamos chamar de o inferno da dependência de drogas. Foram anos de sofrimento, loucura e luta desesperada.Passei por várias terapias, com psicólogos e psiquiatras,na procura de libertação para a dependência da maconha, cocaína, álcool e bolinhas (analgésicos, calmantes e estimulantes).

 

Hoje, graças à Deus, após 28 anos de recuperação, trabalho como diretor e conselheiro do PROJETO VIDA URGENTE, ajudando pessoas e famílias na luta contra a dependência química.

 

Tudo começou quando eu tinha apenas 16 anos. Morava com minha família na Vila Nossa Senhora das Graças, em Xerém, e estava estudando na Escola Técnica Federal Celso Suckow da Fonseca, no Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro. Lá eu tive meu primeiro contato com as bolinhas (analgésicos, calmantes e estimulantes) e a maconha.

 

Logo depois conheci a cocaína. O grupo de colegas na escola era inexperiente no uso de drogas. Começamos a usar juntos, rapazes e moças. A maioria com os mesmos conflitos interiores e familiares. Buscávamos emoções fortes para preencher nossas deficiências como adolescentes. Infelizmente quando se começa essa viagem não se pode ver como será o seu final. E o final é terrível. Sofrimento, dependência, loucura e morte. Foram muitos anos de desespero, solidão e desejo de acabar com a minha própria vida. Passei por experiências terríveis, que trazem dor, mal estar e que não desejo para ninguém. Falo sobre elas para ajudar aos pais e jovens que estão vivendo esse problema. Uma delas foi a minha primeira entrada na emergência de uma clínica de saúde. Nessa época morava em Jardim América com minha família.

 

Tomei uma dose excessiva de drogas e sofri uma crise de intoxicação. Fui levado às pressas em estado semiconsciente para essa clínica. Tentativas frustradas de tratamentos com psicólogos e psiquiatras, perseguições e flagrantes da polícia com ameaças de prisão, roubos e trocas de bens materiais por cocaína, são outros exemplos malígnos em minha vida.

 

Após passar por várias tentativas de tratamentos cheguei a conclusão de que precisava me isolar dos colegas e do meio em que vivia. O contato com as drogas era diário e muito fácil. Além disso, descobri que era um doente, dependente químico, e que não tinha forças nem condições de me recuperar sozinho. Minha família descobriu uma casa de recuperação evangélica em São Paulo chamada Desafio Jovem Peniel. Fiquei internado durante três meses, de dezembro de 1983 até início de março de 1984. Durante esse período recuperei o amor à vida. Descobri realmente quem é Deus através do amor de Jesus Cristo. Ele me deu o que não possuía. A força para começar uma nova vida. Hoje, pela graça de Deus, sou diretor do PROJETO VIDA URGENTE, que é uma instituição sem fins lucrativos, totalmente direcionada para a ajuda e recuperação de dependentes químicos e seus familiares. Sou casado há dez anos com uma princesa chamada Josiane e somos membros da igreja Metodista em Mantiquira.

 

Hoje, liberto do inferno das drogas desde 1984, a minha mensagem é para aqueles que usam drogas e não conseguem parar. Em primeiro lugar é necessário admitir que é um dependente.

 

Admitir que é um doente que precisa ser tratado contra essa enfermidade. A partir daí serão necessárias três coisas fundamentais: a fé no poder de Deus, a força de vontade e a confiança nas pessoas que amam você e querem ajudar. A minha libertação só foi possível através desses três caminhos. Por mais terrível que seja a prisão e as condições de dependência sempre é possível a recuperação.

 

Essa recuperação se dá através de um processo lento de redescobrimento do amor próprio perdido. Não podemos esquecer que a família tem um papel importantíssimo nesse processo. Meus pais me apoiaram muito nessa fase. Recebi deles e de meus irmãos todo o amor e solidariedade que precisava. Se você está na mesma situação em que eu e minha família estávamos, saiba: existe esperança e solução para você!

 

Se você se identificou com a minha história, porque é um dependente de drogas ou porque tem alguém na família com esse problema, não se desespere. Compareça às nossas reuniões de ajuda do PROJETO VIDA URGENTE.

 

PROJETO VIDA URGENTE
Rua Vanísia, 60 (Rua do Posto de Saúde) - Santa Cruz da Serra
Duque de Caxias - RJ

Telefones: (21) 2679-2648 / (21) 7138-0767 / (21) 7855-9648

REUNIÕES DE AJUDA PARA DEPENDENTES QUÍMICOS E FAMÍLIAS
Todos os sábados, às 19 horas